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O que são Escolas de Tempo Integral?
Para qualificar ainda mais o ensino carioca e oferecer um aprendizado consistente, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de tempo integral, com turno de sete horas, nas unidades escolares da Rede Municipal, por meio do programa Escolas do Amanhã. A ampliação do tempo integral também foi inspirada nos países que mais avançaram em Educação nas últimas décadas, que têm como base a maior permanência dos alunos nas escolas.
A ampliação do tempo integral vem sendo feita de forma gradativa. Até o fim de 2016, a Rede Municipal terá 35% dos alunos estudando em unidades escolares com turno de sete horas. Mas até 2020, 100% dos alunos serão atendidos em tempo integral.
Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. As escolas de tempo integral também apresentaram aumento expressivo nos resultados pedagógicos. No IDEB 2013, os Anos Iniciais avançaram 17% em relação a 2009 (4,7 para 5,5), enquanto que nos Anos Finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 51,4% (3,5 para 5,3).
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O que é a Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola?
Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, por meio das Escolas do Amanhã, 35% dos alunos da Rede Municipal estudando em escolas de tempo integral, com turno de sete horas. As escolas têm como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das unidades são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.
Todos os ambientes escolares recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente. Para isso foram empregados forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais. Os prédios possuem fachadas duplas com brises soleil, protegendo contra a incidência direta do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar.
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Como posso matricular meu filho (a) nessas escolas?
O processo de inscrições pode ser realizado diretamente nas escolas de interesse durante todo ano. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação reserva dois períodos do ano, entre outubro e novembro e janeiro, para a realização de novas matrículas e transferências para as unidades escolares da Prefeitura. Nestes dois momentos, as inscrições e os pedidos de transferência são feitos somente pela internet, por meio do site Matrícula Digital. Em qualquer caso, é importante saber que o responsável deve ter em mãos, além do seu documento de identidade, a certidão de nascimento do filho.
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O que é o EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil)?
Dentro de um novo conceito de educação para a primeira infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), reunindo no mesmo ambiente a creche e a pré-escola. O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade proporcionando aprendizagens e desenvolvimento em um espaço criado especialmente para elas, com materiais e livros apropriados, além de contarem com educadores especializados.
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Como eu posso matricular meu filho em um EDI?
Para inscrever a criança em uma unidade com atendimento em creche, o responsável deve se dirigir aos polos de atendimento definidos por cada Coordenadoria Regional de Educação, durante o período oficial de matrículas, que ocorre em novembro, em posse da certidão de nascimento do seu filho e os documentos que comprovem os critérios de prioridade estabelecidos na Portaria de Matrícula. No momento da inscrição, o responsável definirá suas unidades escolares de interesse e a Coordenadoria informará o dia e o local em que acontecerá o sorteio público, que é acompanhado pelo Ministério Público. Caso perca esse período, o responsável poderá buscar realizar sua matrícula diretamente na unidade escolar de interesse até o final do ano letivo.
A definição das vagas no sorteio para as unidades com atendimento em creche considera as seguintes prioridades: crianças cuja família seja beneficiária do Cartão Família Carioca; crianças cuja família seja beneficiária do Bolsa Família; crianças com deficiência; crianças e/ou familiares de seu convívio diário vítimas de violência doméstica; crianças com alguém do núcleo familiar que faz uso abusivo de drogas; crianças e/ou alguém do núcleo familiar acometidos por doenças crônicas; crianças com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou ex-presidiário; crianças que estejam relacionadas na lista de espera da creche, relativa ao ano anterior; ter irmão participando desse processo; ser filho de mãe adolescente.
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Como ocorre a expansão da Educação Infantil?
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Educação, vem investindo para ampliar e qualificar o atendimento na Educação Infantil. Em 2009, a SME criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), um novo conceito de atendimento à primeira infância, colocando num mesmo ambiente a creche e a pré-escola. Desde então, foram implantados mais de 200 EDIs, criando mais de 42 mil novas vagas na Educação Infantil. A meta da Prefeitura do Rio é a criação de 60 mil novas vagas de 2009 a 2016.
A previsão é que os investimentos no campo da Educação Infantil, somente em construções e reformas de novas unidades, ultrapassem os R$ 780 milhões de 2009 a 2016. Além disso, entre as ações criadas nesta gestão para garantir um atendimento de qualidade em creches e EDIs, está o cargo de professor de Educação Infantil, criado pela Prefeitura com objetivo de garantir um aprendizado consistente aos alunos. Desde que foi desenvolvido, mais de 4 mil profissionais já foram convocados para atuar diretamente nessas unidades. Para reforçar os quadros que já existem e atender às futuras unidades, a SME vai convocar os professores aprovados no último concurso.
Atualmente, mais de 69 mil crianças são atendidas, somente na modalidade creche, em 218 EDIs, 247 creches e em 163 unidades conveniadas da Rede Municipal. A cada novo EDI construído aumenta a demanda por vagas, grande parte oriunda da rede particular de ensino ou da região metropolitana da cidade.
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Minha escola será climatizada?
Atualmente, 1.156 unidades escolares já contam com salas totalmente climatizadas, mais de 78% das unidades escolares geridas pela SME, que conta com 1474 unidades. Dentre esse quantitativo, há cerca de 300 unidades escolares que estão em processo de climatização, aguardando o aumento de carga elétrica, que estão sendo executados por empresas contratadas diretamente pelas direções das unidades e, por fim, concluídos pela Light ou realizando outras ações.
O processo de climatização das unidades escolares vem sendo implementado de forma gradativa e descentralizada, com cada unidade definindo seu próprio cronograma com base nas suas próprias necessidades, como aumento de carga da rede elétrica, manutenção e redistribuição de circuitos e instalação de aparelhos, por exemplo. O prazo para a conclusão das instalações pode variar dependendo do perfil de cada unidade escolar, já que a rede de ensino municipal possui muitas unidades tombadas ou antigas, que exigem logísticas mais complexas e um cronograma mais extenso a fim de garantir que os aparelhos funcionem sem comprometer toda a estrutura elétrica da própria escola.
A Secretaria acompanha sistematicamente todo o processo de climatização da rede escolar com objetivo de dar suporte aos diretores de cada unidade e acelerar todo o processo. No intuito de alinhar a dinâmica do processo de aumento de carga elétrica e, sobretudo, agilizar a resolução dos problemas encontrados nas unidades escolares, a SME tem articulado reuniões sistemáticas com a Light a fim de dinamizar o processo de instalações.