+ Mais notícias

Meta de 35% da Rede Municipal com Ensino Integral em 2016

Para qualificar ainda mais o ensino carioca e oferecer um aprendizado consistente, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou na cidade o programa de Escolas de Tempo Integral para que, até 2020, todas as unidades escolares da SME atendam em turno de sete horas, seguindo o modelo dos países que mais avançaram em educação nas últimas décadas.

Graças ao programa, 21% dos alunos da Rede Municipal  já são atendidos neste formato. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. As Escolas de Tempo Integral também apresentaram aumento expressivo. No IDEB 2013, os Anos Iniciais avançaram 17% em relação a 2009 (4,7 para 5,5), enquanto que nos Anos Finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 51,4% (3,5 para 5,3). No Ensino Fundamental, 208 escolas já atendem neste formato.

Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)

Dentro de um novo conceito de educação para a primeira infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), reunindo no mesmo ambiente a creche e a pré-escola.

Meta-de-35%-da-Rede-Municipal-com-Ensino-Integral-em-2016
O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade proporcionando aprendizagens e desenvolvimento em um espaço criado especialmente para elas, com materiais e livros apropriados, além de contarem com educadores especializados. Para garantir um atendimento com ainda mais qualidade, cada sala de atividades nas creches conta com o professor de Educação Infantil. Mais de 4 mil professores já foram convocados.